domingo, 4 de setembro de 2011

Aula a distância não é “fast-food”


             O blog Brasileiro de Educação a Distância é muito interessante, desenvolve projetos de capacitação profissional nas mais diversas áreas de conhecimento. É um blog centrado na aprendizagem de maneira eficaz e com ótimos resultados.
              Apresentarei comentários sobre alguns posts.

                                         Aula a distância não é “fast-food”
Uma liminar da Justiça Federal proibiu a veiculação da campanha do Conselho Federal do Serviço Social que compara o ensino a distância de Serviço Social à alimentação fast-food. A liminar foi concedida pelo juiz federal Haroldo Nader, da 8ª Vara de Campinas (SP), em ação cautelar movida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (Anated).

Intitulada “Educação não é fast-food – diga não à graduação a distância em Serviço Social”, a campanha começou a ser veiculada em maio. Além de 13 filmes no YouTube, foram feitos spots em rádios comunitárias e material gráfico, como adesivos e cartazes associando o ensino a distância à alimentação de baixa qualidade. Em um dos filmes, por exemplo, um atendente recebe uma moça em uma lanchonete para oferecer um “combo” educacional.

No site do CFESS estão descritas as motivações da campanha, como na pergunta: “Já imaginou trocar suas refeições por um lanche rápido durante quatro anos? É exatamente isso que ocorre com quem escolhe o ensino de graduação a distância em Serviço Social”. Para o magistrado, o modo como estudantes e tutores são tratados é “pejorativo”. O descumprimento pode levar a uma multa diária de R$ 1 mil.

O site da campanha apresenta vários argumentos contra a EaD, ironizando a montagem de um cardápio para um curso a distância. Mas os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), mostraram desempenho superior dos alunos de cursos a distância em diversas áreas, quando comparados com os presenciais.

A meu ver, os cursos a distância apresentam a mesma qualidade dos presenciais e os alunos formados a distância são tão competentes quanto os formados em salas de aulas com professores presenciais.

A aprendizagem on-line apresenta desempenho excelente. Os materiais didáticos são adequadamente estruturados e acredito que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário