domingo, 4 de setembro de 2011

Tutoria e interação em educação a distância


MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012. (Série Educação e Tecnologia).

O objetivo desta obra é discutir sobre tópicos como os elementos necessários para a ação docente desse profissional, as estratégias de interação e interatividade, os princípios da docência, as diversas ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem e sua convergência com as redes sociais, além da importância da avaliação e da formação dos professores – e tutores.

Escrito por um pesquisador de grande importância, Tutoria e Interação em Educação a Distância apresenta uma reflexão sobre o papel dos professores na Educação a Distância, reinterpretando a atuação do tutor como docente e, simultaneamente, oferecendo subsídios para um desempenho com qualidade e criatividade.

O professor tutor desempenha inúmeros papéis, o poder público, reserva ao tutor um papel secundário, com baixa remuneração e pouca autonomia no desenvolvimento de seu trabalho. Todos sabem da importância do tutor na EaD, é só visitar um Pólo  e conversar com os alunos. O tutor é muito importante na EaD, cabe a ele motivar os alunos, utilizando os recursos disponíveis na sala de aula. Necessita ter postura, competência e habilidades adequadas ao atual contexto.
Um dos grandes desafios do tutor é ser capaz de diminuir a distância entre a “educação formal” (do físico ao virtual). Visto que, cada vez mais, as práticas educativas combinarão cursos presenciais com virtuais. Muitos alunos ainda dependem muito da figura de um professor (o tutor) que lhes ”traduza” o conhecimento, que os acompanhe mais de perto na jornada pelo saber.

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